03.
Assistir ao vídeo
Expedição

Naufrágio Virgo, Recife

Sou fascinada por naufrágios e seu papel como atratores da biodiversidade marinha. Por isso, recebi com entusiasmo a oportunidade de revisitar o rebocador Virgo, afundado propositalmente no Parque dos Naufrágios, em Recife, onde estive em 2019 em uma operação de turismo submarino. Agora, como bióloga marinha profissional, chego a esse incrível ambiente subaquático com a missão de coletar amostras biológicas para o projeto Rota do Coral-Sol, da Bio Bureau.

Conforme fomos descendo por um cabo para vencer uma forte correnteza, vimos, em um primeiro momento, uma enorme sombra que era o contorno do naufrágio e que foi tomando forma ao passo que nos aproximamos. Com visibilidade de mais de 20 metros e água quentinha, em um piscar de olhos já estávamos no Virgo. Logo que cheguei ao fundo, ao lado do fotógrafo submarino Luciano Candisani e do dive master, notei que a estrutura do naufrágio estava repleta de coral-sol.

Fiquei espantada com a quantidade, pois no mergulho que fiz quatro anos atrás não havia visto vestígio algum dessa espécie. Apesar de muito bonita, é uma espécie invasora potencialmente danosa para vida marinha nativa das águas brasileiras, como está bem explicado nesse hotsite.

Depois de 50 minutos coletando as espécies de interesse do nosso estudo, voltamos ao barco para um lanche caprichado antes do segundo mergulho do dia.

No início da tarde, retornamos para a água para um mergulho diferente. Desta vez, coletamos mais algumas amostras, mas o foco era mesmo aproveitar ao máximo para fazermos registros videográficos daquele local. Observamos que a popa era a parte do naufrágio com maior quantidade de coral-sol, vimos cardumes enormes de cocorocas e um tubarão-lixa. Como o naufrágio está intacto, tinham altas passagens também.

Participar deste tipo de expedição vai muito além dos mergulhos, e todo o percurso foi muito bem aproveitado. A navegação por mais que não seja das mais leves foi supertranquila. A equipe da Abissal mergulho foi muito profissional. Quando chegamos ao canal, aproveitamos para processar as amostras diante da linda vista do Recife antigo.

Karine Venegas Macieira

Please select listing to show.
Play Video